Páginas

Florescendo em Terra Estranha (Jeremias 29:1-11) Autor: Neilson Xavier de Brito, Pr

Muitas vezes não compreendemos  os caminhos do Senhor (Is 55:7-8). Ficamos inquietos, insatisfeitos com determinada situação. Não gostamos do lugar, das pessoas , do jeito, das coisas que estão a nossa volta. Ficamos infelizes com a história do momento, e murmuramos . Ah! Quanto murmuramos!
        O capitulo 29 de Jeremias, é uma carta de Jeremias aos cativos da Babilônia .O profeta já havia conclamado o povo ao arrependimento; para abandonarem sua incredulidade e voltarem-se para o Senhor (Jr 6:16). Em 597 a.C, Nabucodonozor levou a Babilônia 3.023 Judeus cativos (Jr 52:28), e 594  a.C  diante das falsas profecias, Jeremias escreveu ao povo as palavras do Senhor. Deus ordena edificar, habitar, plantar, comer, casar, multiplicar, procurar a paz da cidade, orar para que tivessem paz nesta cidade. Um verbo me chamou atenção: Plantai Jardins (Jr 29:5). Não é fácil plantar jardins em terra que não se quer bem, florescer em terra entranha.
Robert H. Schüller, em ¨Floresça Onde Está Plantado¨ (Ed.Betania 1984) oferece-nos algumas orientações sobre o tema:

1.     A pessoa faz o lugar. Não é o lugar que faz a pessoa; é a pessoa que faz o lugar. O Apóstolo Paulo diz ¨Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação (Fil 4: 11) toda a situação pode ser boa, se Deus estiver nela. Mesmo na prisão Paulo escreveu as “Cartas da Prisão”, que nos abençoam até hoje. A benção de Deus está no lugar que ele nos plantou. Às vezes buscamos distante o que está perto. A história do fazendeiro iraniano, Ali Hafed, que vendeu tudo para sair em busca de diamantes; morreu pobre na Costa de Barcelona - Espanha, sem saber que  nas suas terras foi encontrada a grande mina de Golconda. Estamos tão insatisfeitos com o momento que não nos apercebemos da dádiva de Deus.

2.     Com Deus, você faz a sua história; o sucesso. Nem todos os grandes homens, nasceram em grandes centros urbanos. É lógico que isto favorece, mas não é determinante. Deus prometeu a Josué que ele seria bem sucedido, se cumprisse às Escrituras (Jr 1: 8). Lembra-se de Jabes? (I Cr 4:9) “aquele que causa dor”, que invocou o Senhor (vs 9) e tornou-se mais ilustre de que seus irmãos. Sucesso e grandeza para os servos do Senhor, não dependem do lugar: depende das pessoas. Floresça apesar da sua biografia. Quem sabe, quem busca, “faz a hora, não espera acontecer”.

3.     Coloque todas as oportunidades sob seus pés. Em Filipenses 4: 22, há o registro que na casa de César, havia santos. Mesmo em ambiente tão hostil, os santos estavam lá. Não importa o lugar: floresça! Não importa nome de família, raça, cidade, estado, país: floresça! Aproveite cada oportunidade. Pressuponha o melhor em qualquer situação. Seja uma pessoa de reações positivas, porque “a esperança não desaponta (Rm 5: 5)”.

Estes não são conselhos de auto-ajuda. Escrevo para crentes. Para os que crêem que Deus pode transformar toda e qualquer situação (Rm 8: 28). Confiem na direção de Deus. Floresçam! seja onde for plante jardins.

Autor: Neilson Xavier de Brito, Pr