Páginas

A decapitação da igreja


Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho.
Jornal Batista – 03/04/2011

       Qual a sua reação se visse uma cabeça sem corpo flutuando no ar? Ficaria extasiado ou correria? Bem, eu sairia correndo. Mas há gente querendo a cabeça sem corpo. São os que querem Cristo, mas não a igreja.
  Não existe, no Novo Testamento, a possibilidade de ficar com Cristo e sem a igreja. Quem recebeu a Cristo foi tornado igreja. A conversão é individual, mas não individualista. É corporativa: “Ora, vós sois corpo de Cristo, individualmente seus membros” (1 Coríntios 12.7) A Bíblia diz para não abandonarmos a igreja local: “Não abandonado a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que vai aproximando aquele dia” ( Hebreus 10.25).
       Os críticos da igreja são os que não conseguem trabalhar em equipe, ligados a outros, ou não têm veia democrática. Atacam-na se as coisas não são ao seu modo ou se não podem dominar. O surgimento de igrejas sem conteúdos doutrinários e de ministérios personalistas mostra isso. É melhor atacar a igreja do que dizer: “O problema sou eu. Sou ruim de vida comunitária”. Ou: “Eu quero mandar!”.
        Há gente decapitando a igreja. Quer a cabeça sem o corpo. Mas a cabeça vem com o corpo. Quem recebeu a cabeça, Jesus, tornou-se parte do corpo: “Pois em um só Espirito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres; e a todos nós foi dado beber  um só Espirito”
(I Coríntios 12.13). Os que acusam a igreja de fracasso, na realidade estão justificando seu fracasso.
      Eu amo a cabeça da igreja, Jesus Cristo. Eu amo a igreja. De todo coração. Por que é pela igreja que ele se expressa ao mundo. Não me interessa se ela “está cheia de hipócritas” (desculpa dada por um decapitador). Talvez o decapitador não seja também “flor que se cheire”. Esta é a maravilha da igreja. Todos nós somos pecadores imperfeitos, tremendamente falhos. Mas a graça nos alcançou e ligou nossas vidas. A beleza da igreja é que Jesus ama e usa gente que não presta: “Temos, porém, este tesouro em vaso de barro para que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte” (II Coríntios 4.7).
       Meu caso de amor pela igreja de Jesus é incurável. Ela é fascinante. È gente igual a mim, cheia de defeitos. Mas Jesus vai trabalhando em nossas vidas. Não sou melhor que nenhum de meus irmãos. E eles são tão valiosos para o Salvador como eu sou.
       Não quero uma cabeça flutuando. Quero um corpo. Do qual sou parte. Defeitos? A igreja tem muitos! Eu também! “Mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça” (Romanos 5.20). Bendita seja a Cabeça! Bendito seja o corpo! É Nele que a graça opera para vivermos em união!

Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

* NÃO faça comentários ofensivos;
* Faça comentários apenas RELATIVOS ao assunto do artigo;
* NÃO faça conversas nos comentários;
* É PROIBIDO usar links desnecessários, para isso comente usando OpenID;
* Os comentários são VERIFICADOS, para garantir que não seja violada as regras acima;